domingo, 6 de maio de 2012

Ai se eu te pego Holanda!

Cheguei na Holanda, fui conhecer o local onde ia morar, encontro meu novo colega de casa, passamos pelas apresentações, converso com a família dele, cada um conta um pouco da sua vida, perguntam "como é o Carnaval?", "e o clima brasileiro?", ligam o som e penso: legal, vamos conhecer a música holandesa (estava curioso pra saber como era).  Música ligada, aumentam o som e começa um "nossa, nossa, assim você me mata...".

"Fujam pras coliiinas!!", pensei eu, mas lembrei que aqui não há um único lugarzinho alto pra se esconder (o ponto mais alto está a módicos 320 m de altitude e ainda é dividido com a Bélgica e Alemanha).

Depois que o Cristiano Ronaldo decidiu dançar o 'Ai se eu te pego', nossa música virou febre na Europa. Quando aqui cheguei ela estava em 4º lugar nas mais tocadas, isso depois de muitas semanas em primeiro.

A música até ganhou uma versão holandesa. Eles até tentam ter o gingado brasileiro, mas apenas tentam... Rola até um 'yo te quiero' no meio, realmente brasileiro! (Já me perguntaram várias vezes se no Brasil falamos Espanhol...)


E quem disse que uma versão é suficiente? Achei pelo menos umas quatro. A versão do Gerard Joling é a mais pitoresca e, digamos, assanhada (com direito a passista de samba e... criança no colo do cantor!?). Já a do Tom Haver parece ser a mais famosa. Mas o que mais se ouve é a versão em Português mesmo; Michel Teló até esteve em Amsterdam pouco antes de eu chegar.

Honestamente, estou adorando ouvir música brasileira aqui, por mais que haja uma massa no Brasil torcendo o nariz pra essas músicas. Faz parecer que o Brasil ainda existe, que tudo ainda estará no lugar quando voltar. Toda vez que ouço "Ai se eu te pego" tocando eu dou um sorriso e me orgulho de ser brasileiro, não posso negar nossa cultura. Popularesco ou não, é brasileiro!

E depois do Michel Teló quem está aparecendo é o Gusttavo Lima com sua "Balada". Ontem saiu a notícia de que ele virou top 1 na Holanda! Agora é só esperar pra surgirem as versões traduzidas...

O site holandês MegaTop50 fez o favor de listar todas as músicas em Português que já foram top 1 na Holanda, achei a lista curiosa:

-Johnny & Orquestra Rodrigues, "Hey Mal Yo" (1975) - Portugal;
-Kaoma, "Lambada" (1989);
-Cidinho e Doca "Rap das Armas" (2009);
-Lucenzo & Don Omar, "Dança Kuduro" (2011) - tá mais em Espanhol, mas vale;
-Michel Teló, "Ai se eu te pego" (2012);
-Gusttavo Lima, "Balada", (2012).

E não é só na música que somos lembrados (infelizmente não é na literatura...). É claro que só poderia ser o nosso futebol. Já me falaram do Pelé, do Garrincha, dos Ronaldos, do Neymar, do Flamengo, do Santos e... do Paysandu (cuma? não me pergunte). Muitos esperam ansiosamente pela Copa de 2014 e agora que eles conhecem um brasileiro parece que eu e minha casa viramos famosos!! (Na verdade eu já convidei todo mundo pra me visitar na Copa, então será que você teria um espacinho sobrando na sua casa em 2014?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário